Tipos de redes sociais

As redes sociais constituem-se em um ambiente de interatividade entre os indivíduos. As relações possibilitadas nas redes sociais se desencadeiam em três tipos. O primeiro, Rede Social Primária ou Informal, ocorre antes mesmo do indivíduo se conectar na rede. É o relacionamento que o sujeito estabelece com o outro em seu cotidiano e, essas trocas de relação, são responsáveis pela formação de identidades. Dessa maneira, a identidade construída vai influenciar nas temáticas, interesses e objetivos a serem buscado na rede. Warren apud Santos (2010 p.50) refere-se a Redes Sociais Primárias como “redes de relações entre indivíduos em decorrência de conexões pré-existentes, relações semi-formalizadas que dão origem a quase grupos”. Esses grupos vão ser formados por aqueles que possuem interesses em comum que, por sua vez, são decorrentes da identidade dos indivíduos.
O segundo tipo de rede é chamado Rede Social Secundária ou Global. Ela “é formada por profissionais e funcionários de instituições públicas ou privadas, por organizações não-governamentais, organizações sociais etc., e fornece atendimento, orientação e informação (Warren apud Santos, 2010 p.51).
A Rede Social Intermediária ou Rede Associativa, a terceira vertente de redes sociais, tem como objetivo prevenir e/ou apoiar aqueles que acessam esse tipo de rede social. Para executar esse ato, os produtores da informação recebem uma capacitação que se restringe a abordagem que ele irá trabalhar que pode ser, por exemplo, do setor da saúde, igreja e até da própria comunidade.
A partir das discussões acima, pode perceber que a Rede Social Secundária e Intermediária por terem uma dimensão coletiva, onde várias pessoas podem estar acessando para ler e/ou comentar, possibilita construções de conhecimentos que irão variar de acordo com a temática a ser abordada.
                                                                                                                                         (Karine Santana

1- SANTOS, Leandro Alves dos. Tecnologia em rede e a construção do conhecimento: o uso das redes nas atividades docentes. Disponível em ftp1.cenpec.org.br/...e.../tecnologias-em-rede-e-a-construcao-do- conhecimento.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaços de inspiração

Loading...

Seguidores


GIRLSPT.COM - Cursores Animados