Influência das redes sociais

Com o advento das novas tecnologias as interações sociais tem se tornado cada vez mais freqüente e expansiva. Através da utilização da Internet as pessoas podem socializar-se através da “comunicação mediada pelo computador (CMC)” (RECURO, 2009 ) realizando uma interação de maneira a estabelecer conexões e conversações através de rastros deixados na Internet.
Essa rede social surgida na Internet “é definida como um conjunto de dois elementos : atores (pessoas, instituições ou grupos; os nós da rede) e suas conexões (interações ou laços sociais)” (WASSERMAN E FAUST, 19994; DEGENNE E FORSE, 1999). Logo, diversos atores podem interagir a partir dos padrões de um determinado grupo social, que surgem em vários sistemas de socialização como: Orkut, MSN, blog, fotolog, twitter, facebook, mysapce, entre outros. Cada ator é representado através de um perfil criado por eles mesmos (como ocorre no Orkut) ou por um nickname tentando representar a personalidade ou individualidade de cada um.
Os grupos sociais surgidos no ciberespaço vão sendo definidos a partir dos gostos e preferências de cada indivíduo. Essa comunicação existente entre os membros pode influenciar direta ou indiretamente na formação social do ser. Em sistemas como Orkut, por exemplo, as pessoas podem encontrar antigos amigos, amigos do cotidiano ou ainda conhecer novos amigos, relacionando-se através de recados postados em cada página, compartilhamento de foto ou inserção nas comunidades existentes. A partir do momento que entram em comunidades a sua rede de “amigos” vai aumentando. Existem comunidades especificas para cada situação ou experiência vivenciada por alguém e quem for se identificando vai aderindo à comunidade trocando assim opiniões sobre o tema em questão.
Entretanto, fica perceptível que as redes sociais da Internet têm conquistado grande espaço repercutindo uma comunicação mundial onde uma diversidade de assuntos podem ser discutidos e/ou informados em tempo real. Obviamente, possuem seus pros e contras que precisam ser analisados de forma crítica por quem participa ou pretende participar dessa forma de relacionamento social.
Gilmara Santos



http://www.google.com.br/images?hl=ptbr&biw=1030&bih=494&rlz=1R2ADFA_ptBRBR380&um=1&ie=UTF8&source=og&sa=N&tab=wi&q=inflencias%20das%20redes%20sociais&tbs=isch:1

O lado positivo das redes sociais na Internet
Como mencionado, as redes sociais são sistemas que possibilitam a comunicação de vários atores que estejam conectados a internet em qualquer lugar do planeta. Inicialmente, tinha como principal função promover o encontro virtual entre amigos e pessoas que procuravam novos relacionamentos. Com o transcorrer do tempo este quadro tem mudado e as pessoas vêm denotando mais funções as rede.  Utilizando-as para compartilhar idéias, elogios, críticas ou sugestões.
A quem consulte as redes sociais antes de fazer uma determinada compra para saber a opinião de outros internautas a respeito do que está comprando.
A quem divulgue festas, eventos, reuniões, produtos para vender ou um simples encontro entre amigos.
A quem a utilize como forma de divulgar o perfil profissional, assim como, as empresas podem sondar o perfil dos funcionários ou futuros candidatos ao cargo de emprego.
Enfim, as funções estabelecidas para as redes sociais tem tido várias ramificações e benefícios para seus membros. O Brasil está entre os dez países que mais as acessam, entre elas, desataca-se o recordista: Orkut, que em poucos anos de funcionamento conseguiu aderir mais de 20 milhões[1] de usuários brasileiros. As pessoas conectam-se nessa rede, criam seu perfil pessoal e adicionam seus “amigos”.
Entretanto, é preciso saber utilizar as redes em seu favor. Especialista no assunto, por exemplo, sugerem que evitem entrar em comunidades do Orkut como: “Odeio acordar cedo”, “ Chega logo final de semana”, “Meu chefe é uma mala” , pois, estas indicações poderão comprometer e/ou prejudicar seu perfil profissional, uma vez que estas informações ficam acessíveis na rede para todos.
Dessa forma, compreende-se que as redes sociais podem ser magníficas quando usadas de forma positiva, ela consegue repercutir em tempo real uma noticia que poderia levar horas ou dias para ser divulgada. Entre tantos benefícios que pode proporcionar, nos questionamos: Qual o lado negativo das redes sociais?
Gilmara Santos, 22 de dezembro de 2010
 Fonte:
Recuero, Raquel. Redes Sociais na Internet.- Porto Alegre; Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura) 191.p.
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-influencia-das-redes-sociais/47221/. Acesso em dezembro de 2010.
http://www.olhosespanhoisdesign.com/blog/. Acesso em dezembro de 2010.



[1] Dados da ComScore: http://www.comscore.com/press/release.asp?press=2592. Acesso em dezembro de 2008.

2 comentários:

  1. É bastante clara a explanação apresentada e é realmente perceptivel a "febre" comunicacional fornecidos pelas redes socias, atualamente é dificil encontar alguem que ainda não possua algum tipo de rede social, pois nessa chamada era digital cada vez mais a população esta online, interagindo, conhecendo pessoas e se comunicando por meio da rede. O Orkut por exemplo é uma febre principalmente para os adolescentes, mas essa rede social provou que não tem limite de idade, "todo mundo" quer estar conectado. Uma das mais famosas maiores febres da internet hoje é o Orkut. Criado em janeiro de 2004 pelo engenheiro turco, funcionário da Google, Orkut Büyükkökten, o software social nasceu com a finalidade de fazer com que seus membros criassem novas amizades e mantivessem relacionamentos, procurando estabelecer um círculo social, e assim o usuário cria páginas, coloca fotos e adiciona uma rede de "amigos" que vão interagir e se comunicar, além de adicionar uma rede de comunidade que mostra um pouco do perfil do usuário, enfim o Orkut a meu ver é uma das redes sociais que mais possuiu adeptos, principalmente no Brasil, mostrando assim que a sociedade em sua maioria navega nesse ciberespaços.
    Sobre o Orkut diz RETTORI E GUIMARÃES (2004) : Pode ser caracterizado como uma ferramenta para construção de redesocial, o “social network”. Sua estrutura de funcionamento é simples,usual para um Ambiente Virtual; nele, só se pode entrar com convite, o que evidencia uma organização sociocultural e afetiva, com leis e códigos desenvolvidos no e para o ciberespaço, como se todos fossem de alguma forma ligados. Parece muito com a lógica vista no poema, onde Orkut lembra: Maria que adiciona João, que adiciona Helena, que é fã de Orkut que vai adicionar mais alguém. (Guimarãese Rettori, 2004).

    ResponderExcluir
  2. Bem, como vimos em um dos seminários do semestre anterior, o lado negativo das redes sociais são as suas páginas e postagens de preconceito, nazismo, crime, tráfico, entre outros. Além da overdose de redes sociais, todo mundo tem todas e, claro, "'você também tem que ter".E para dar conta de tantas páginas, contas e amigos, haja tempo! Logo, muitos acabam por viciar-se.

    No entando, se bem utilizada as redes são de grande valia, como já comentado até então.


    Paula Rebouças

    ResponderExcluir

Seguidores


GIRLSPT.COM - Cursores Animados