Capital Social em Redes


O que seria um Capital Social? Renomados autores divergem e/ou entrelaçam conceitos a respeito, mas o consenso que se estabelece é de: Um indicativo da conexão entre pares de indivíduos em uma rede social. (RECUERO, 2009. p. 44); e o Valor constituído a partir da interação entre os atores sociais. (ibiden, p.45). Caracterizando-se pelas relações estabelecidas entre as pessoas e proporcionando a construção de laços que fomentam a produção do capital social.
Ao mesmo tempo em que se fala sobre o conceito que se desenvolve frente ao Capital Social, também pode-se analisar os seus tipos, bem como os conteúdos que fundem-se nas redes. Mas não me deterei sobre isso neste post, o que quero deixar claro, é a simbologia que existe por trás das redes. Poderíamos identificá-las como Fortes ou Fracas, e quem dará a resposta para isso é o grau do Capital Social existentes nelas. Ou seja, uma rede que se edifica por laços contínuos de confiança, reciprocidade e interação, por um sentimento de pertencimento maior, constitui uma carga de tempo e investimento por parte dos atores, acumulando Capital Social. Esses recursos estão presentes no compartilhamento de informações e interligados por meio dos laços entre os indivíduos nas páginas de redes sociais.

Para mais fundamentos, leia Recuero, Raquel. Redes Sociais na Internet.- Porto Alegre; Sulina, 2009. (Coleção Cibercultura) 191.p. disponível em: http://www.redessociais.net/

Fique a vontade para expor sua opinião sobre o tema!
                                                                   Ailce Macedo, em 21 de Dezembro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores


GIRLSPT.COM - Cursores Animados