Os primórdios das redes sociais

Desde o seu primórdio a internet tem evoluído dia após dia, ampliando e melhorando as formas de comunicação. Tim Berners - Lee fundou a web nos anos 80, com a finalidade dividir com seus amigos informações, documentos, fotos e etc. Depois do aparecimento da web e do progresso hiperbólico de pessoas ligadas a rede já no início da década de 90, começa-se a apresentar a necessidade de se criar uma forma de comunicação mais global e inclusiva.                                                                         Em 1997 com o surgimento do site SIXDEGREES nasce a primeira rede social virtuais; O site foi uma das primeiras manifestações de sites de redes sociais no formato já visto hoje. Apesar de muitos usuários em torno do mundo o site não conseguiu se manter financeiramente tendo que ser retirado da rede em 2001.
A partir do ano 2000 provindo do modelo sixdegrees muitos outros serviços de redes sociais surgiram, por exemplos: Asianevenue (lançado no dia 21 de julho de 1997 pelos co-fundadores Benjamin Sun, Peter Chen, Chang Grace, Michael Montero, e Calvin Wong), Live Journal (criado em 15 de abril de 1999 por Brad Fitzpatrick)  (Blackplanet foi lançado 01 de setembro de 1999 por Omar Wasow), dentre outros.
A imensa quantidade de redes sociais existentes na contemporaneidade denuncia à proporção que estes serviços conseguem alcançar num contexto virtual. Segundo a Wikipédia 1,6 bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizam-se da internet e 80% deles são usuários das redes sociais.
O Brasil é um dos países que mais se identificou com as redes sociais no mundo. Estima-se que 86% dos usuários de internet no país fazem uso de algum tipo de rede social.
O Orkut é o site de rede social mais popular do Brasil. Criado em 2004 por Orkut Büyükkökten e lançado em versão brasileira pelo Google no mesmo ano em cinco de abril de 2004. Segundo o Ibope/netRatings o Orkut possui atualmente 40 milhões de usuários.
Entretanto, não é o Orkut que impera em audiência na maioria dos países, o Facebook foi o site que conseguiu alcançar em 2010 o surpreendente número de 500 milhões de usuários ativos no mundo. Apesar de o Brasil ser um país muito ligado em redes sociais o site ainda não é um sucesso absoluto no país possuindo apenas 26% dos usuários ativos.
O Twitter é o site de redes sociais que tem crescido rapidamente no Brasil. Através dele, o usuário pode enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, apesar das mensagens serem extremamente curtas as mensagens podem ser enviadas através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portáteis.
                                                                                                        Leila Santos
Fontes:
Blog Ziriguidum/  Blog turma7 e 2009 2/ Wikipédia/ Blog Bodh Gaya/ Ibope/netRatings/ Google / Imagens/ Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores


GIRLSPT.COM - Cursores Animados