Redes Sociais e Educadores

Redes Sociais e Educadores: Uma forma responsável de utilização

 Hoje presenciamos preocupações por parte de muitos educadores e pais ao mau uso das redes sociais por crianças, jovens e até mesmo adultos, que estão desencadeando muitos fatores negativos na vida destes, dentre os quais se destacam: reputações arruinadas, denegrir a sua própria imagem ou a do outro, atividades perigosas, ou até mesmo encontros amores letais.
A partir daí, os educadores têm a oportunidade de trabalharem no contexto escolar os cuidados que devem ter na hora do acesso aos Sites de Relacionamento (Orkut, o MSN, o Twitter, dentre outros). Dentre os cuidados se destacam: não passar informações pessoais, não acreditar em tudo que é comentado, não informar números de documentos e principalmente, evitar marcar encontros com desconhecidos. Além disso, estes docentes podem proporcionar uma articulação entre as redes sociais e o processo de ensino aprendizagem desenvolvido pelos alunos em sala de aula, ao indicarem sites que facilitam e complementem a assimilação dos conteúdos trabalhados nas aulas, e dentre os sites se destacam a Wikipédia, que é considerada como uma enciclopédia livre, os Blogs Educativos que reforçam ainda mais o processo de ensino aprendizagem, e os Grupos Online de Estudos.
                                                                                                                          Leziane Santos
                                                                                                                    20 de Dezembro de 2010

3 comentários:

  1. Olá meninas muito boa essa postagem. Reamente é necessário que o educador esteja atento ao uso inadequado da rede, para orientar os educandos da melhor forma possível, pois,as redes nacionais de televisão estão a todo momento mostrando o quanto é perigoso e trágico em alguns casos o acesso inadequado principalmente aos sites de relacionamento.

    ResponderExcluir
  2. É preciso que aconteça uma educação para as redes, desta forma, todo educador irá direcionar seus alunos quanto ao uso positivo das mesmas. Creio que se o aluno é orientado a como deve agir diante dessas redes e se souber os perigos que está correndo, usará com mais cautela.

    Por Líbna Carneiro

    ResponderExcluir

Seguidores


GIRLSPT.COM - Cursores Animados