Redes Sociais e Educadores: Uma forma responsável de utilização
Hoje presenciamos preocupações por parte de muitos educadores e pais ao mau uso das redes sociais por crianças, jovens e até mesmo adultos, que estão desencadeando muitos fatores negativos na vida destes, dentre os quais se destacam: reputações arruinadas, denegrir a sua própria imagem ou a do outro, atividades perigosas, ou até mesmo encontros amores letais.
A partir daí, os educadores têm a oportunidade de trabalharem no contexto escolar os cuidados que devem ter na hora do acesso aos Sites de Relacionamento (Orkut, o MSN, o Twitter, dentre outros). Dentre os cuidados se destacam: não passar informações pessoais, não acreditar em tudo que é comentado, não informar números de documentos e principalmente, evitar marcar encontros com desconhecidos. Além disso, estes docentes podem proporcionar uma articulação entre as redes sociais e o processo de ensino aprendizagem desenvolvido pelos alunos em sala de aula, ao indicarem sites que facilitam e complementem a assimilação dos conteúdos trabalhados nas aulas, e dentre os sites se destacam a Wikipédia, que é considerada como uma enciclopédia livre, os Blogs Educativos que reforçam ainda mais o processo de ensino aprendizagem, e os Grupos Online de Estudos.
Leziane Santos
20 de Dezembro de 2010
Olá meninas muito boa essa postagem. Reamente é necessário que o educador esteja atento ao uso inadequado da rede, para orientar os educandos da melhor forma possível, pois,as redes nacionais de televisão estão a todo momento mostrando o quanto é perigoso e trágico em alguns casos o acesso inadequado principalmente aos sites de relacionamento.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ preciso que aconteça uma educação para as redes, desta forma, todo educador irá direcionar seus alunos quanto ao uso positivo das mesmas. Creio que se o aluno é orientado a como deve agir diante dessas redes e se souber os perigos que está correndo, usará com mais cautela.
ResponderExcluirPor Líbna Carneiro