Educação em Redes Sociais

Redes sociais e novos mediadores na área educacional.

As redes sociais são espaços, onde há construção de conhecimento elaborado coletivamente.
Kensky (2008) chama atenção para a necessidade de definir um novo tipo de educador para mediar esse processo de ensino-aprendizagem. Esses novos professores não atuarão como um detentor de todo o saber, mas orientando e mediando as produções desencadeadas pelo alunado na rede. Afinal, como já salientado por Valente (2006) cada um é responsável não só pela sua aprendizagem como também pelo dos outros participantes.
                                                                                                      por Karine Santana

KENSKI, Vani Moreira. Educação e comunicação: interconexões e convergências. In Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 647-665, out. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0229104.pdf
VALENTE, Vânia. Colaboração: uma nova relação com o conhecimento. Referência indisponível

Redes Sociais, educação e aprendizagem

Se de fato a internet for a "lousa do futuro" (Briggs & Burke apud KENSKY, 2008 p 06), as redes sociais terá condições de ser espaços propícios a construção de conhecimento, uma vez que nesses ambientes virtuais todos os participantes deixam de ser apenas receptores do conhecimento, passando a serem construtores deste.
A interatividade existente nas redes sociais possibilita uma nova visão de aprendizagem na educação, ou seja, a aprendizagem e produção de conhecimento que antes era individualizado passam a ser coletivo e colaborativo (VALENTE, 2006). E como todos contribuem nesse processo de construção, a aprendizagem tem maior possibilidade de ser efetiva.
Valente (2006) menciona a teoria de Zona de Desenvolvimento Proximal de Lév Vygotsky para se referir a aprendizagem mediada pelo computador. É na ZDP que o indivíduo aprende e, isto é propício, através da interação com o meio/outros sujeitos. Nessa perspectiva, os conhecimentos prévios do sujeito postado na rede, comentado por outros colegas, possibilita tanto àquele primeiro sujeito quem postou como ao quem comentou, aprenderem mais sobre a temática discutida.
Assim, as redes sociais possibilitam um novo redimensionamento na área educacional, em relação à aprendizagem, como a participação de todos na construção do conhecimento que ocorre de forma coletiva/colaborativa diferente da produção individual presente na educação tradicional.

                                                                                por Karine Santana

KENSKI, Vani Moreira. Educação e comunicação: interconexões e convergências. In Educ. Soc., Campinas, vol. 29, n. 104 - Especial, p. 647-665, out. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0229104.pdf
VALENTE, Vânia. Colaboração: uma nova relação com o conhecimento. Referência indisponível.



Educação e Redes Sociais: uma parceria que da certo

Como sabemos, a educação é o alicerce da sociedade. É a partir dela que o ser humano constrói, destrói e reconstrói conhecimentos, pois a mesma tem como função a transmissão e a troca de informações, o desenvolvimento do senso crítico, enfim, proporcionar a interação social entre as pessoas.
Atualmente, com os avanços tecnológicos, presenciamos constantemente o progresso da Educação, a tal ponto da mesma se direcionar aos ambientes virtuais, promovendo uma aprendizagem online, sendo estas mediadas pelas redes sociais, que são formas de interação e troca de informação e conhecimentos entre pessoas com interesses semelhantes. 
Além disso, estas redes estão aperfeiçoando cada vez mais os conhecimentos discutidos nas aulas presenciais com o Wikipédia, blogs educativos, chats, fóruns de discussões, dentre outros. Outro exemplo relevante é a Educação a Distância um processo de ensino aprendizagem mediado por computadores e que propicia a criação dos grupos de estudos online.
Desta forma, podemos perceber que a educação esta se ramificando em todos os espaços da sociedade, onde o homem constrói, ela esta presente, seja ambiente real ou virtual.

                                                                                                                         Leziane Santos
                                                                                                                  13 de Dezembro de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores


GIRLSPT.COM - Cursores Animados