Redes Sociais na Contemporaneidade

Atualmente, com os avanços tecnológicos e com os novos espaços abertos ao repasse de informações, as redes sociais virtuais alcançam visibilidade e ambientes cada vez maiores. Com o fomento do uso da internet e a emergência das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), é possível disseminar a interação entre diversos atores nos meios midiáticos.
Ao entender redes sociais como: um ou mais conjuntos finitos de atores, ou eventos, e das relações definidas entre eles (WASSERMAN; FAUST, 1994 apud SILVA, 2006). Percebe-se que as relações entre os indivíduos estão, doravante, fundadas cada vez mais na conectividade, ou melhor, na Comunicação mediada pelo Computador (CMC) e, consequentemente na rapidez e objetividade com que as informações são trocadas.
 Seguindo este prisma, torna-se inevitável dizer que o mundo está entrelaçado por fios magnetizados pela internet, a distância entre as pessoas estão sendo medidas por clicks e downloads, os sujeitos envolvidos encontram novas possibilidades de se relacionar com os outros e com a sociedade . Cabe aos usuários e/ou atores dessas redes apreenderem estas construções no sentido de construção do conhecimento. Não é verdade?...

                                                   
       Ailce Macedo.   2010                                                                                                    
                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

21 comentários:

  1. E como é verdade.
    Hoje viver sem ela, seria deixar de existir sorvete, chocolate no mundo.
    Parece algo que passa despercebida, mas certamente seria o fim para muitos viver sem esse luxo que as redes sociais proporcionam. A tecnologia atualmente deslumbra ao seres humanos uma facilidade incontestável, e como se diz; quanto mais fácil melhor.
    A tarefa difícil é limitar as deleitosas facilidades a só isso, não é mais segredo que com o avanço da tecnologia, aumentam-se também os riscos. Afinal esse é um vício que não escolhe a quem agarrar, mas com certeza é a maior conquista de quem usufrui de forma tão bela como vocês.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosane, obrigada. Gostei da comparação com sorvete e chocolate (risos). Percebe-se que você tem uma visão ampla sobre as TIC´s. Não podemos mesmo, omitir que há riscos no mau uso dessas tecnologias, mas em contraponto, podemos conscientizar o outro a utilizá-las no sentido de aprendizagem. A sociedade perde, quando o uso desses instrumentos é pautado apenas em ações sem proficuidade, ao se pensar no coletivo.
    Então, acho que você já percebeu que o trajeto é longo quando o tema se refere as Tecnologias. Vamos construir conosco esta nova consciência, as suas contribuições são muito bem vindas...

    ResponderExcluir
  3. Ola quem é do Grupo 2 aqui !

    ResponderExcluir
  4. Ao meu ver toda forma de comunicação é válida, desde que dentro de uma certa ética de conduta por parte dos que estão se comunicando o mesmo pode ser aplicado nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a opinião da Rosane, e acrescento que em minha opinião a internet e redes sociais aproximam quem está longe e distanciam quem está perto...

    ResponderExcluir
  6. Em minha opinião as redes sociais realmente possuem esse papel de ponte entre pessoas. Um fator muito positivo, mas que possui um efeito negativo também, que é o seu uso em excesso que em vez de aproximar, distancia as pessoas. Ela portanto possui um fator social importantíssimo, mas gera um efeito colateral.

    ResponderExcluir
  7. Ysabella Gonzakez Prates15 de maio de 2014 às 12:39

    Na minha opinião, assim como existem males que vem para o bem, existem os bens que se tornam males. A inserção da conectividade tecnológica foi sim uma grande aposta na humanidade, porém, tornou-se uma arma contra a forma de se socializar hoje em dia. De fato, uma distância grande entre as pessoas por um descuido que antes não foi percebido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Ysabella, as redes sociais nos possibilitam uma "maneira mais fácil de interação", mas na verdade o que observamos hoje em dia é que socializar hoje é um desafio muito grande, e estamos apenas no começo desse processo. As próximas gerações ainda vão sofrer muito mais com essa distância criada .

      Excluir
  8. Talita Cliogia Barbosa15 de maio de 2014 às 21:19

    As redes sócias facilitam sim a vida da gente, e como já foi citado a cima seria o fim do mundo pra muita gente viver sem ela, assim como é o fim do mundo nos tornarmos reféns da tecnologia

    ResponderExcluir
  9. Caique Augusto Sales Avelino16 de maio de 2014 às 05:08

    A internet veio para facilitar a busca do conhecimento e a comunicação de longa distancia, mas a população não utiliza só para esses feitos, hoje em dia esta cada vez mais difícil encontrar pessoas, amigos porque agora é tudo pela internet e pelo celular que se comunica e cada vez mais perde a presença do olho no olho das conversas, e acredito que isso ainda é só inicio mas as próximas gerações iram sofrer ainda mais com a falta de presença de pessoas ao seu redor e ate dentro de sua própria casa.

    ResponderExcluir
  10. Como disse o Caique, a internet veio para facilitar a busca do conhecimento e comunicação de longa distancia. Mas hoje em dia as pessoas estão viciadas nas redes sociais que vem crescendo cada dia mais, e estão vivendo nesse mundo "Virtual".
    A internet tem seu lado bom e ruim. O bom é você buscar conhecimentos, novidades, se aproximar de amigos que estão distantes, mas o ruim é que sem perceber as pessoas se afastam daqueles amigos mais próximos, aquele que esta do seu lado . O vicio da internet é tanto que em todo lugar que você esta as pessoas estão no celular, como por exemplo: Nas ruas andando, nos restaurantes com os amigos sempre tem uns que ficam na internet e esquecem de quem esta do seu lado, nas escolas, dentro de casa e em todos outros lugares.
    Em minha opinião, as pessoas deveriam ter consciência e saber usar a internet de forma adequada, saber viver mais o mundo aqui fora e não viver só do mundo "virtual".

    ResponderExcluir
  11. A internet é uma grande ferramenta, na questão da aquisição do conhecimento e de noticias sobre o Brasil e do mundo, devido a velocidade de encontrar assuntos e temas.
    Mas tem pessoas que utilizam de forma negativa a internet, como os Hackers que invadem computadores, contas no banco, contas nas redes sociais, prejudicando assim as pessoas.
    Devesse ter um certo cuidado com o as redes sociais e a questão de " conhecer novas pessoas ", vemos casos diversos na televisão de pessoas mortas ou estupradas por pessoas que " conheceram" na internet e que disseram ser uma pessoas de um jeito e na realidade eram outra.
    A internet pode causar dependência e tem se o perigo de pessoas que utilizam a internet apenas para conversar ou jogar, tem perigo de esquecer do mundo real e se tornar um alienado, que não tem ambição e meta alguma na vida.
    Claro a Internet merece um ponto positivo, pela questão da comunicação, hoje em dia é muito mais fácil e rápido de se comunicar com uma pessoa tanto em meio profissional, quanto o meio comum.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a colocação do Caique. Sem dúvidas, a Internet e as Redes Sociais vieram para ajudar em relação a uma comunicação mais rápida entre pessoas, mesmo estas não estando tão longe umas das outras. Porém, é um fato que com essa ajuda, os contatos visual e físico acabarão gradativamente se a situação continuar andando conforme está. Por essas razões os usuários necessitam tomar certo cuidado com esse meio de comunicação e utilizá-lo de forma correta e eficiente.

    ResponderExcluir
  13. as redes sociais surgiram para um up nas relações sociais só que elas tem 2 lados o positivo eo negativo . depois da exposição negativa nas redes sociais uma pessoa pode até se suicidar ou ser enxada , como aquela mulher do Guarujá . Por isso
    as relações virtuais devem ser apenas mas uma forma de se relacionar .

    ResponderExcluir
  14. Guilherme Righetto Almeida16 de maio de 2014 às 19:37

    Concordo com o Caique, cabe à pessoa saber como usar essa ferramenta de modo que não faça mal a ela.

    ResponderExcluir
  15. Temos muito claro que existem benefícios da internet e suas redes sociais, como também podemos observar os extremos negativos de toda esta suposta liberdade e anonimato. É este um meio livre de comunicação e acesso à informação. Por este meio de comunicação não ter ainda uma norma ou uma cartilha com regras como também por sua inspeção ser ainda dependente de apontamentos ou denúncias, ainda temos publicações preconceituosas, criminosas, etc.
    No sentido das relações, as redes sociais deram nova vida ha muitos contatos feitos em variados momentos de nossas vidas, que foram perdidos por conta de distância, da rotina individual de cada um, a qual pode ser retomada por este meio de comunicação. Porém, com este "controle" sobre quem encontrar, quando, a própria relação se torna volúvel, etérea...como alguns pensadores dizem, Líquida. Creio ser o bom senso o mediador do uso desta ferramenta.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com o Caique. Deve-se utilizar a internet e os meios de comunicação online de forma saudável. Sem esquecer do contato pessoal, olho no olho.
    Breno Rocha grupo 2

    ResponderExcluir
  17. Thiago Medeiros Jansen Villar3 de junho de 2014 às 09:23

    Discordo totalmente do Caio.
    As redes sociais são meios de comunicação de elite, isto é, a massa fica à margem. Adotando essa linha de raciocínio, a rede social produz um efeito coercitivo entre classes sociais, em que aumenta-se a distância de discussão lógico-racional. Os pólos entre dominantes e dominares agravam-se à maneira que o Capitalismo Plutocrático avança graças à Globalização e a intensa troca de informações do século XXI.
    Thiago Medeiros Jansen Villar Grupo 8 Sala 219

    ResponderExcluir

Seguidores


GIRLSPT.COM - Cursores Animados